ESTUDO NO LIVRO DE NEEMIAS

CAPÍTULO XII

Hoje há muitas doutrinas de homens e de demônios, que trazem verdadeiras prisões. Certos líderes, em nome da autoridade, manifestam um espírito controlador, que não procede de DEUS, e tornam seus liderados verdadeiros prisioneiros de sistemas e de homens, esquecidos do conselho de Pedro: «Apascenta i o rebanho de DEUS, que está entre vós, não por força… “Nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo
de exemplo ao rebanho» (I Pe 5:2,3).

Precisamos nos abrir, como nunca, à água da Palavra viva. No contacto constante com o mundo, muitas vezes nossos pés estão empoeirados e carecendo, cada dia, de nos submeter a essa água purificadora, aplicada através da leitura, estudo, meditação e obediência à Palavra escrita. Uma exposição constante da alma a um bom programa de estudo da Bíblia ajudará a manter-nos limpos.

Já vimos que havia uma fonte de água junto a cada porta, com o objetivo de apagar as setas incendiárias lançadas contra as portas e muros, pelos inimigos, visando a destruição da cidade. A água era usada para apagar essas setas. Paulo aplica essa figura à batalha espiritual, quando declara: «tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno» (Ef 6:16). Glória a DEUS que há água junto a cada porta!

Em outras palavras, a Palavra de DEUS nos está disponível em cada área da nossa vida, de modo que quando cada seta incendiária for lançada contra nossa alma, poderemos apagá-la, não sendo destruídos, mas permanecendo de pé, vitoriosos. Pela aplicação da água da Palavra, o inimigo será mantido fora do nosso arraial. Diante de cada investida levantamos o escudo da fé, mediante a aplicação da Palavra específica, para o tipo de ataque específico.

A Palavra de DEUS está para nossa alma o que a comida está para o corpo. É nossa fonte de alimento, sustento e vida. Por meio dela conhecemos a DEUS; ela é canal de comunhão com Seu Autor, DEUS mesmo; é fonte de oração, confissão e vitória; é instrumento de combate espiritual, sendo arma contra as investidas satânicas; por meio dela. temos luz e direção para todas as áreas da vida; ela expressa os princípios pelos quais viveremos e reinaremos; são de fato «espírito e vida», conforme JESUS declarou (Jo. 6:63).

A Porta da Fonte em nossa alma, deve estar continuamente aberta para a Palavra de DEUS, através de um programa sério de estudo, meditação e a devida obediência. Por outro lado, deve estar cerrada para todo tipo de ensino contrário às verdades imutáveis e eternas nela expressas. LEITURA Neemias 8.1-9:

1 E, chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxe o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres e de todos os sábios para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela, diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde a alva até o meio-dia, perante homens, e mulheres, e sábios; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei.
4 E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e Maaseias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e Zacarias, e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo; e abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus, e todo o povo respondeu: Amém! Amém! –, e levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.
7 E Jesua, e Bani, e Serebias, e Jamim, e Acube, e Sabetai, e Hodias, e Maaseias, e Quelita, e Azarias, e Jozabade, e Hanã, e Pelaías, e os levitas ensinavam ao povo na Lei; e o povo estava no seu posto.
8 E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido faziam que, lendo, se entendesse. 9 E Neemias (que era o tirsata), e o Sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.

Em cada uma das doze portas havia uma fonte que tinha por finalidade estratégica, usar suas águas para apagar as flechas inflamadas enviadas pelos inimigos, em meio a um ataque durante uma batalha. Paulo ilustra uma guerra espiritual, quando declara: “Tomando sobre tudo o escudo da fé… (Ef 6.16)”.
As águas ali encontradas proporcionavam suprimento hídrico para toda a cidade de Jerusalém.
Esta é uma porta que precisa estar sempre aberta para entrada e saída, ela representa a Palavra de Deus na vida de cada ser humano.
A água limpa, restaura, purifica, sacia, refrigera, vivifica, alimenta e santifica. Esta porta fala de Jesus e a Igreja (Ef 5.26, 27). A água representa pureza e transparência, mas infelizmente há em nosso meio alguns que nos apresentam águas estranhas, sujas e estagnadas, que enlameiam e tentam esconder e obscurecer o genuíno evangelho, com seus enxertos antibíblicos. Visam explorar a fé dos irmãos, ofertando suas indulgências e entulhando riquezas, deturpando e vituperando a Palavra de Deus, para benefício próprio.

Devemos estar com nossa porta das águas aberta para a Palavra de Deus, revelada na Bíblia, e totalmente cerrada às doutrinas estranhas que hoje invadem a terra, poluindo e assoreando as almas menos esclarecidas, com seus enganos maliciosos e diabólicos. A única Palavra Viva e verdadeira é a Palavra de Deus, expressa na Bíblia Sagrada.

Hoje há muitas doutrinas de homens e demônios, que trazem verdadeiras prisões. Alguns líderes usando da autoridade da posição, manifestam um espírito controlador, que não procede de Deus, e tornam seus liderados em verdadeiros escravos e prisioneiros desse sistema corrompido, de criado por homens. São desobedientes à Palavra, desatentos as recomendações dos verdadeiros homens de Deus como Pedro, que orienta: “Apascentai o rebanho de Deus (I Pe 5.2, 3).

Necessitamos nos abrir como nunca às Águas Vivas. Como já mencionado, anteriormente, no decorrer de nossa caminhada e no contato diário com esse mundo (sistema mundano), em nossos pés acumulamos sujeiras, poeiras e lamas. Por isso se faz necessária a limpeza diária, através da leitura e meditação da Água Viva (Jo 13.4-10).

GLÓRIAS A Deus, que nos proporciona água para cada porta de nossa vida! Em outras palavras: É importantíssimo que haja a fonte de águas em cada área da vida do crente. Esta fonte precisa estar sempre disponível e acessível. De modo que quando cada seta incendiária lançada pelo adversário de nossas vidas, vier ao nosso encontro estejamos escudados e preparados para apagá-la, não sejamos distraídos ou descuidados, mas sempre atentos, de pé e vitoriosa a todas as suas investidas. A Palavra mantém o inimigo fora do nosso arraial. Diante de suas investidas levantemos o escudo da fé e desembainhemos nossa espada que é a Palavra de Deus (nossa arma de ataque).

A palavra de Deus está para a nossa alma, como a comida para o nosso corpo. É a nossa fonte de alimento, suprimento e sustento de vida. Ela á a nossa bússola e farol que nos orienta e alumia nosso caminho, ela expressa os princípios pelo qual vivemos, viveremos e reinaremos (Sl 119.105).
É por meio da Bíblia que conhecemos a Deus, seu caráter, atributos, personalidade, vontade e amor, para conosco.

A água no oriente está entre os elementos mais necessários e mais desejados, as fontes, poços, rios, lagos e até mesmo as chuvas, eram considerados e estimados como benção de Deus nas terras áridas. Davi expressa gratidão, focando a importância deste elemento. (Sl 65.9-13).
Na Epístola de João 3.1-7, registra-se o episódio onde Nicodemos, um fariseu, um dos principais dos judeus procura por Jesus:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode
fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino
de Deus.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no
ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode
entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. Nicodemos era um Fariseu, membro do Sinédrio, que procurou Jesus à noite e, depois, o defendeu diante do Sinédrio. Ele contribuiu com as especiarias para o embalsamamento do corpo de Jesus. Um Fariseu era membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais mas combateram com Jesus e todos os seus seguidores.
Quando a Porta das Águas é restaurada na sua Vida você deixa de ser Fariseu, deixa de ser separado, é batizado nas águas, que é o Ato Profético e o meio pelo qual uma pessoa se torna membro de uma igreja cristã.
O batismo nas águas é sinal de arrependimento e perdão e união com Cristo:
(Gl 3:26-27)
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
Tanto em sua morte como em sua ressurreição conforme:
(Rm 6:3-5)
3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos
pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança
da sua ressurreição;
2 – O que acontece quando a Palavra de Deus opera em nossa vida?
A – A PALAVRA DE DEUS VIVIFICA.
Salmos 119:25.A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.
Salmos 119:50.O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.
Salmos 119:154.Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.
B – A PALAVRA DE DEUS REVELA.
I Samuel 9:27.Desciam eles para a extremidade da cidade, quando Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe
adiante de nós, e tu, tendo ele passado, espera, que te farei saber a palavra de Deus.
I Samuel 10:6.O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro
homem.
C – A PALAVRA DE DEUS GERA TEMOR. (RESPEITO)
Provérbios 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino
(palavra).
D – A PALAVRA DE DEUS SARA.
Salmos 107.20.Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.
E – A PALAVRA DE DEUS CRIA.
Salmos 33.6.Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.
F – A PALAVRA DE DEUS VENCE.
Salmos 18.30. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que
nele se refugiam.

Como estamos constatando neste estudo, cada porta simboliza uma área de nossa vida. A porta das águ
em questão vai nos fortalecer em todas as outras áreas, Ela representa Jesus o Verbo Vivo que desceu dos céus e
fica aguardando que o acordemos quando nos vimos diante o encapelado mar. Além de ter nos deixado como
herança o Espírito Santo, nos presenteou com a Sua palavra. Não vamos negligenciá-la, mas neste momento vamos
nos comprometermos em atentarmos para tão grande privilégio.
Organizemos grupos de estudos nas casas, discutamos sobre cada interpretação, oremos e cultuemos
juntos, para cada dia nos aproximarmos mais do Senhor. Nas dúvidas e questionamentos, levemos para a igreja,
com certeza se o Pastor Emerson não tiver a resposta na hora, nos trará um parecer equilibrado e consistente na
primeira oportunidade.
Que o Senhor Jesus Cristo abençoe a cada um que hoje dia 12/04/2017, deixou tudo parado nos seus
afazeres para aprender um pouco mais deste importante negócio. Graça e Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima