ESTUDO NO LIVRO DE NEEMIAS
CAPÍTULO XI
PORTA DO CÁRCERE
Reconstruindo Sonhos e Edificando Vidas
Lição 11 – Restauração da Porta 7 – Porta do Cárcere
(Ne 3:25) Livres de Prisões (ou pátio do cárcere)
Aqui se fala do átrio, ou pátio do cárcere ou prisão. Este é o lugar onde as nossas prisões devem ser quebradas. Há muitas prisões em nossa vida que devem ser relaxadas. Prisão de medo, depressão, falta de perdão, amargura e tantas outras. Para muitos a comida, um pedaço de bolo, uma Coca-Cola, uma xícara de café, o sexo, a posição e coisas semelhantes, são prisões. Tudo quanto tem poder de fascínio ou domínio sobre nós é uma prisão. A tudo que dizemos: «não consigo» deixar isso, ou não fazer isso, ou viver sem isso, servimos como escravos. Nosso Ajudador quer quebrar o jugo dessas prisões. Para tanto precisamos dar-Lhe acesso ao pátio do cárcere e rejeitar todas as cadeias.
Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma e a personalidade. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada que nada, nem ninguém consigam pôr sobre nós o seu jugo. Já possuímos o jugo de JESUS, que é suave e leve. Paulo exorta: «Para a liberdade: CRISTO nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão» (GI. 5: J).
As prisões da alma se manifestam na incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade em tomar decisões, letargia etc. Há mil e uma formas de prisões, mas todas têm uma só origem: Satanás. Para todas elas há um só remédio: JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo ESPÍRITO SANTO. E que glória ter as prisões despedaçadas! Quaisquer que sejam as cadeias que têm assolado sua alma, clame como Davi: «Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu Nome)) (SI. 142:7).
A única prisão a ser admitida em nossa alma é a de JESUS. Presos a JESUS, para sempre. Paulo diz que o Seu amor nos constrange, isto é, nos atrai, prende e nos seduz. Essa prisão, sim, é gozo, vida, liberdade e paz. Presos a JESUS, por causa do Seu amor e graça, encontraremos a plenitude da vida e o poder de rejeitar toda e qualquer amarra dos homens e de coisas.
Textos de base:
Neemias 3:25. Palal, filho de Uzai, reparou defronte do ângulo e da torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio do cárcere; depois dele, reparou Pedaías, filho de Parós,
Neemias 12:39
e desde a Porta de Efraim, passaram por cima da Porta Velha e da Porta do Peixe, pela Torre de Hananel, pela Torre dos Cem, até à Porta do Gado; e pararam à Porta da Guarda.
Efésios 3:1
Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios,
II Timóteo 1:8
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo
contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
ORAÇÃO:
Senhor Deus a tua palavra foi lida e aqui está o teu povo para recebê-la que eu seja boca de Deus para falar a este povo, agora vivifica a tua palavra pelo teu Espírito Santo, eu desfaço toda a prisão do raciocínio, todos os grilhões, todas as correntes que prendem as mentes, desfaço toda palavra levantada contra a tua palavra, contra esta reunião e este povo, peço conforme Isaías 11:2 que repouse sobre mim o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de Entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR em nome de Jesus Cristo. AMÉM!
INTRODUÇÃO:
O cárcere era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém, fora dela havia um pátio fechado onde os detidos saiam para caminhar e pegar um sol, que por decisão do Rei ou governador, para este lugar eram levados os presos, considerados culpados de um ato mau ou danoso, e que consistia em impor algum tipo de sofrimento físico ou moral diminuindo seu bem-estar e restringindo sua liberdade. Também em alguns casos era exigido algum tipo pagamento ou compensação e até para um pedido formal de perdão para que o preso tivesse a liberação da sua liberdade novamente.
Muitas pessoas consideram, julgam as coisas pela etimologia da palavra que é o estudo da origem, formação e evolução das palavras e da construção de seus significados a partir dos elementos que as compõem. No caso da palavra CÁRCERE seu significado seria, local em que os presos cumprem pena, cadeia, cana, grades, prisão, xadrez, xilindró, cela ou qualquer aposento que sirva de prisão, imediatamente você já iria pensar sobre problema, dificuldade, obstáculo, punição, castigo por algum erro cometido pela pessoa, revés, fracasso ou derrota e até mesmo humilhação.
1 – O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE A PORTA DO CÁRCERE?
– Em Janeiro a Porta das Ovelhas que é Consagração já foi restaurada, Amém!
– Em Fevereiro a Porta do Peixe que é Crescimento Espiritual já foi restaurada, Amém!
– Em Março a Porta Velha que é Desprendimento já foi restaurada, Amém!
– Em Abril a Porta do Vale que é Discernimento já foi restaurada, Amém!
– Em Maio a Porta do Monturo que é Limpeza Espiritual já foi restaurada, Amém!
– Em Junho a Porta da Fonte que é a Oração já foi restaurada, Amém!
Em Julho, novamente trazendo a luz da palavra de Deus, para que a restauração da Porta do Cárcere seja claramente entendida, explicando esta verdade não pela etimologia da palavra, mas pela REVELAÇÃO, que é, pelo qual Deus torna conhecido o seu propósito e verdade conforme Romanos 16:25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,
Salmos 119:130 – ‘“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.“
A Porta do Cárcere significa viver uma vida de SUBMIÇÃO TOTAL a vontade de Deus, se você é submisso, você é obediente e consequentemente está obedecendo as ordens de Jesus! Submissão é sujeição, obediência irrestrita a uma autoridade, a uma lei, a uma orientação, é aceitação de um estado de dependência, docilidade e obediência, subserviência.
No hebraico Cárcere significa casa, moradia, habitação, abrigo, estar no lado de dentro, e em uma raiz mais primitiva da palavra, significa construir, reconstruir, estabelecer uma família, ser construído, ser reconstruído, reconstruir, estabelecer, fazer continuar, refere-se também a exilados restaurados estabelecido, fazendo-os permanente na terra da promessa.
Gênesis 39:20 E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.
Quando há Submissão Total a vontade de Deus, acontece a mudança das circunstâncias que lhe eram prejudiciais.
2 – SUBMISSÃO TOTAL É SER BOCA DE DEUS!
A – PROFETA JEREMIAS
Jeremias significa Deus é elevado, foi profeta de Deus nascido em família de sacerdotes, da cidade de Anatote. Foi chamado ao ministério profético através de uma visão conforme.
Jeremias 1:4-10
4 A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:
5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te
constituí profeta às nações.
6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.
8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.
10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Profetizou durante 40 anos, nos reinados dos cinco últimos reis de Judá em 627 a 587 a.C. As autoridades não recebiam bem as suas mensagens. Jeremias foi rejeitado, perseguido e preso. Alguns episódios de sua vida estão narrados no seu livro. Nabucodonosor cuidou dele depois da destruição de Jerusalém. Foi forçado a ir para o Egito e lá, em adiantada velhice, morreu. Ele anunciou o castigo que Deus ia mandar e ainda estava vivo quando as suas profecias se cumpriram, Jeremias 32:1 Palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, no ano décimo de Zedequias, rei de Judá, ou décimo oitavo de Nabucodonosor.
Jeremias 32:2
Ora, nesse tempo o exército do rei da Babilônia cercava Jerusalém; Jeremias, o profeta, estava encarcerado no pátio da guarda que estava na casa do rei de Judá.
Jeremias 32:3
Pois Zedequias, rei de Judá, o havia encerrado, dizendo: Por que profetizas tu que o SENHOR disse que entregaria esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, e ele a tomaria; Jeremias tinha um secretário chamado Baruque que enquanto Jeremias estava preso, escrevia em um rolo as
mensagens do profeta e levava ao rei.
Jeremias 36:4
Então, Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; escreveu Baruque no rolo, segundo o que ditou Jeremias, todas as palavras que a este o SENHOR havia revelado. Mas Jeremias disse que um dia os israelitas iriam voltar para a sua terra e que seriam de novo uma nação. Ele falou também de um tempo em que Deus faria uma nova ALIANÇA com o seu povo. Essa aliança seria cumprida de livre e espontânea vontade, pois a lei de Deus estaria gravada no coração das pessoas.
Jeremias 31:31-34
31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
3 – SUBMISSÃO TOTAL É SER PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO!
Efésios foi a carta que Paulo escreveu quando estava na prisão, Efésios 4.1. “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”.
O assunto da carta é o plano de Deus, de unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que há no céu e na terra 1.10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
A – SUBMISSÃO TOTAL É SER UM SÓ POVO EM CRISTO JESUS!
Efésios 2.19-22
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito. Os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e como o Espírito Santo lhes dá o poder para continuarem a viver unidos, AMÉM.
B – SUBMISSÃO TOTAL É VIVER UMA NOVA VIDA!
Efésios 4.1-8
1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
7 e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
8 Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Existe uma nova vida para aqueles que são seguidores de Cristo e por estarem unidos com ele.
C – SUBMISSÃO TOTAL É TER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS!
Efésios 4.17-32
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,
18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,
21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
27 nem deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Essa nova vida se manifesta no relacionamento que vocês têm uns com os outros.
4 – CONCLUSÃO E CHAMAMENTO
Efésios 6.20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.