ESTUDO NO LIVRO DE NEEMIAS

CAPÍTULO IV

Reconstruindo Sonhos e Edificando Vidas

Lição 4 – A miséria é revelada e a falsidade do inimigo

Texto Bíblico Básico: Ne 5.1-9

1 – Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos.
2 – Porque havia quem dizia: Nós, nossos filhos e nossas filhas, somos muitos; então tomemos trigo, para que comamos e vivamos.
3 – Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome.
4 – Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas.
5 – Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas.
6 – Ouvindo eu, pois, o seu clamor, e estas palavras, muito me indignei.
7 – E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembleia.
8 – E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder.
9 – Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?

Introdução:

Nas aulas anteriores mencionamos, na introdução ao livro de Neemias, um relato panorâmico do estado em que se encontrava Israel. A cidade de Jerusalém destruída, bem como seus muros, suas casas e suas portas. Além do estado miserável que se encontrava o povo hebreu;

A segunda lição nos ensinou sobre compaixão, posicionamento cristão e atitude diante de um grande problema, onde Deus responde a oração de um coração contrito; Na última aula aprendemos a lidar com as investida do inimigo, pois ele está atento a todos os nossos planos.

Hoje vamos aprender a nos envolvermos na obra de tal forma que não vamos deixar espaço para o inimigo agir.
A reconstrução dos muros levou 52 dias. Durante este período houve grande murmuração do povo menos favorecido. Estes desafortunados estavam vendendo ou hipotecando suas pequenas propriedades para pagarem suas dívidas ou impostos a seus compatriotas. Os que não tinham bens vendiam seus próprios filhos e não tendo mais nada para vender se davam a escravidão, a fim de trabalharem em troca de comida e moradia. Naquele tempo muitos judeus eram vendidos aos gentios o que era proibido pela Lei (Lv 25.42).

O capítulo 5 revela-nos a situação que passava o povo e um dos motivos da tristeza de Neemias.
39 Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
40 Como jornaleiro, como peregrino estará ele contigo; até o ano do jubileu te servirá;
41 então sairá do teu serviço, e com ele seus filhos, e tornará à sua família, à possessão de seus pais.
42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como escravos.
43 Não dominarás sobre ele com rigor, mas temerás o teu Deus.

“Será que poderíamos citar alguns políticos, contemporâneos, que lesam as cidades, os estados e o país buscando benefícios próprios, para ilustrar o que acontecia em Jerusalém em meados de 430-420 a.C.?”
Infelizmente os mesmos ataques aos pobres continuavam, podemos mencionar várias passagens, Ex.: Am 5.12-14, Amós por exemplo profetizou em meados de 760-755 a.C, portanto 440 anos depois de Neemias, mas as explorações e aproveitamentos aos menos favorecidos continuavam. Veja também: Is 3.14,15; Am 2.6,7; Sl 10.2,9,10; Jr 2.34; Tg 2.6.

I – A miséria é revelada

Cada um cuidava do seu próprio interesse com usura, sem se importar com as dificuldades dos que passavam por necessidade.
Usura = (Sovinice; apego exagerado ao dinheiro; característica da pessoa avarenta; qualidade de quem é mesquinho.[Por Extensão] Ambição; desejo excessivo ou busca exagerada pelo poder. Agiotagem; juro excessivo ou lucro exagerado.)

Poderíamos citar alguns nomes do cenário político da atualidade que engana, rouba e destrói a vida do pobre? (FHC, LULA, CABRAL…)
O filme “A Lista de Schindler” retrata um dos períodos mais tristes da história judaica. É um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. Este filme fala da compaixão e da determinação de um homem que para salvar alguns dá tudo que possui.

Jesus conta uma parábola “O Bom Samaritano”, que fala também de compaixão, de amor e de prontidão. Quantos de nós poderiam se colocar nesta situação, de dar tudo que possui para salvar alguém? E se esse necessitado fosse um estuprador, assassino, pedófilo, ladrão, vagabundo, homossexual, “macumbeiro”… etc.? Precisamos nos preparar melhor!

O capítulo 6, nos alertar quanto a falsidade do inimigo. Ao completar a obra os inimigos de Neemias fingem ser amigos, fingem querer ajudar e desvendar um mal-entendido.

Mas quem está ocupado e focado, envolvido na obra, não tem tempo para o inimigo e tão pouco se deixa enganar.

O inimigo deve ser tratado como inimigo.

Nunca baixe a sua guarda. Não acredite no que ele diz, pois é mentiroso. Sempre desconfie. (Jo 8.44),

Neemias 6:1-15
1 – SUCEDEU que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinham posto as portas nos portais,
2 – Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
3 – E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
4 – E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
5 – Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
6 – E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gesém diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;
7 – E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
8 – Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
9 – Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
10 – E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
11 – Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. 12 – E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
13 – Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.
14 – Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
15 – Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias.

Conclusão:

O servo do verdadeiro Deus precisa está focado no trabalho que se comprometeu. Precisa está comprometido na missão que lhe foi imposta. Nunca retroceder, desanimar ou se atemorizar. Deve sim confiar em Quem te enviou:

Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Filipenses 1:6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima