ESTUDOS NO LIVRO DE NEEMIAS
CAPÍTULO I
UM VERDADEIRO EXEMPLO
Reconstruindo Sonhos e Edificando Vidas
Este estudo é um aperfeiçoamento de aulas presenciais, que visam levar ao leitor e estudante da Palavra de Deus, um maior aprimoramento dos relatos bíblicos deste maravilhoso livro. O autor relata fatos históricos, que pelo prisma espiritual poderemos absorver ensinos primordiais para o nosso cotidiano.
Coragem, entusiasmo, fidelidade e perseverança são os tesouros que o estudioso da Palavra de Deus poderá adquirir para sua vida prática.
Pb Jorge Pereira
Estudo no Livro de Neemias
Lição 1 – Um Verdadeiro Exemplo
Neemias um exemplo de crente/ Exercendo o sacerdócio/ Compaixão é a nossa missão/ Reconstrução, Reedificação e Reforma
Texto Bíblico da Lição: Ne 1.1-11
As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, (novembro/dezembro de 445 A.C) no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza.
Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. (a oração durou 4 meses). E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje este teu servo e dá-lhe graça perante este homem. Então, era eu copeiro do rei.
Introdução
Por vários anos Deus alertou seu povo para que se arrependesse. O povo havia se rebelado contra Deus, construíram locais de adoração, orações e sacrifícios. Não obedeciam a Lei, a corrupção e a idolatria eram praticadas por todos, com raríssimas exceções. Os sacerdotes, os reis e muitos profetas se desviaram completamente.
Diante de tamanha afronta, Deus envia seus verdadeiros profetas, a fim de alertá-los do grande perigo que corriam. (Is 1.1-20). Os assírios comandados por Senaqueribe tomou várias cidades de Judá e cerca Jerusalém. Nesta época o rei de Israel era Ezequias e Deus livrou o seu povo. Porém depois de Ezequias, Manassés seu filho, reinou em seu lugar, trazendo de volta a desobediência e a idolatria.
Por ter Israel abandonado o verdadeiro Deus, Deus também os deixou à mercê dos babilônios, assírios e persas. “Neemias foi um homem que sacrificou uma vida de luxo e prazeres, do palácio real, para poder ajudar a seus irmãos necessitados em Jerusalém. O livro descreve um homem que combinou a espiritualidade com a prática. Alguém que sabia tanto orar como trabalhar. Absolutamente destemido, ele recusou fazer pacto com os inimigos externos e com o pecado interno. Depois de reconstruir os muros de Jerusalém e efetuar muitas reformas gerais entre o povo, humildemente deu glórias a Deus por tudo o que tinha realizado. A lição principal que a sua vida ensina é que oração e a perseverança vencem todos os obstáculos.” (Através da Biblia Livro por Livro – Myer Pearlman – Ed. Vida, 15ª Edição/1992)
1 – Ofício de Neemias
Neemias era copeiro de Artaxexes (rei persa). Tinha a função de preparar a mesa do rei, provar tudo que seria ofertado ao rei. Gozava de mordomia e liberdade e tinha uma certa intimidade, com o rei, por ser tratar de um cargo de grande confiança naquela época.
2 – A Notícia
No ano 20º de Artaxexes (filho de Assueiro), no mês de quisleu (entre novembro e dezembro de 445 a.C.) estando Neemias em Susan, capital da Pérsia, recebe a visita de um irmão que lhe relata o miserável estado em que se encontrava a cidade de Jerusalém e de seus compatriotas.
2.1. – A atitude: choro e compaixão
Durante 4 meses Neemias chorou, jejuou e clamou ao Senhor. (Quisleu = nov/dez à Nisã = mar/abr) Mesmo gozando de grandes regalias e privilégios, ele toma para si todo aquele sofrimento. Compaixão é sentir as mesmas aflições; é se envolver no problema; é se comprometer com a solução. Compaixão é se envolver em uma situação trágica, como se fizesse parte dela. (Ver Lc 7.11-17 – O filho da viúva de Naim)
3 – Responsabilidade
Geralmente nos justificamos, as vezes culpamos ou acusamos alguém quando somos confrontados, Ver Gn 3.12. Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Mas Neemias chamou a responsabilidade para si. (Ver: I Sm 17.32 Davi e Golias). Neemias fez confissão dos pecados de todos, atitude de um verdadeiro sacerdote.
“Pecamos!” Não atentamos para as tuas recomendações, fomos negligentes as tuas palavras, perdemos o foco. É justo, Oh Senhor! O Teu castigo, pois merecemos a tua correção. Mas peço-vos… Atenta-te para o clamor deste dia, tende misericórdia do povo que Tu escolhestes, perdoa nossas iniquidades e conceda-nos servi-lo novamente. Reconhecer o erro mesmo que não tenha sido cometido coletivamente (Lc 15.21) Pequei contra os céus e perante ti (Filho Pródigo).
Nesta introdução ao livro de Neemias podemos constatar algumas atitudes que deve ter todo verdadeiro servo do Deus vivo:
. Sentir a dor do próximo;
. Se compadecer;
. Incluir-se no pecado de todo o povo de Deus;
. Chamar para si o peso da responsabilidade;
. Levar a Deus o opróbrio; e
. Clamar a Quem tem poder de mudar todo o rumo da história.
Se você se sente miserável, talvez aprisionado pelo pecado ou práticas condenáveis por Deus; Se você sente que seu muro, suas defesas estão fendidas e caídas e suas portas derribadas e queimadas a fogo, onde tudo que é mal e ruim entra para te destruir… É sinal que chegou a hora de reagir, de tomar uma posição diante da situação existente. Toma para ti a responsabilidade, arrepende-te e volta para o local onde você caiu. Tome outra trajetória, mude teu itinerário e transforma a maldição em benção.
“Rogo-vos, pois, irmão, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.1,2)
“Procura apresenta-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2.15)