No século XIV muitos navios cruzavam oceanos em busca de mão de obra escrava. No continente africano, tripulantes dessas embarcações
perseguiam e aprisionavam grandes quantidades de negros, homens, mulheres e até crianças. Ao chegarem nos centros chamados “civilizados”, promoviam leilões e vendas desses seres humanos como mercadorias.
Nos dias de hoje, isto acontece espiritualmente. As mercadorias são os seres humanos de qualquer raça, etnia, sexo ou idade. Em João Cap. 10:10 diz:
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para dar vida e vida com abundância. “
Imagine você e seus amigos perseguidos, aprisionados e vendidos a um fazendeiro cruel. Vocês não conheciam as ferramentas utilizadas, talvez nunca
tenham trabalhado na lavoura, no plantio ou colheita. E são levados, muitas das vezes, acorrentados ou amarrados. Por não conhecerem o trabalho, cometem
alguns erros. Com isso são acorrentados ao pelourinho e espancados com chicotes.
Estas coisas aconteciam diariamente, anos após anos, se bem que alguns abolicionistas tentavam amenizar o sofrimento de vocês.
Agora imagine que surge alguém que se preocupasse, verdadeiramente, por vocês.
Este chega nesta propriedade, procura o fazendeiro e diz que quer comprar você e seus amigos. Mas vocês não estão a venda.
Porém ele insiste e diz que paga o que for necessário. Então o dono da fazenda estipula um valor incalculável, impagável.
Mas esta pessoa paga o preço cobrado e leva todos consigo. No meio do caminho ele manda que seus empregados libertassem vocês, depois vira
as costas e vai embora. Aí vocês o indagam:
“Senhor! Para onde vai? Somos seus escravos agora”. Então ele responde: “Eu os comprei para serem livres, podem ir para onde quiserem”.
Isto foi o que Jesus fez por cada um de nós.
Estávamos escravizados pelo pecado, Acorrentados pelas culpas, Éramos indesculpáveis.
Ele pagou um alto preço pela nossa alma.
Agora podemos escolher a quem servir, se a Deus ou não. Ele disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de
mim, que sou manso e humilde de coração; e
encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é
leve.” (Mateus 11:28-30)